8.2.14

Pitaya Vermelha

Descrição
A planta da pitaya vermelha pertence à família dos cactos. A polpa contém algumas sementes pretas.  Quando estão maduras, são fáceis de descascar, tal como uma banana. O sabor é uma mistura de melão e kiwi. Existem dois tipos de pitaya vermelha: a de polpa roxa e a de polpa branca.

Como consumir
Corte o fruto na vertical em duas metades. Depois, corte as duas metades em fatias tipo melancia, ou remova a polpa com uma colher. A casca não é comestível e a polpa come-se crua, como se de um kiwi se tratasse. Não só devido à textura semelhante, como também às pequenas sementes pretas e crocantes. É uma fruta de sabor neutro, de utilização predominantemente decorativa.

Como escolher / manter
Se a casca ainda se encontrar um pouco verde, deixe o fruto amadurecer à temperatura ambiente. Estará madura quando totalmente amarela ou alaranjada. A partir daí, deve mantê-la no frigorífico e comê-la dentro de poucos dias.

Nutrientes principais
Cálcio, Ferro e Vitamina C.

Curiosidades
A pitaya vermelha também é conhecida como fruta do dragão.
Os franceses introduziram a pitaya vermelha no Vietname há cerca de 100 anos. Começaram a ser cultivadas para o rei e mais tarde para as famílias abastadas do Vietname.

Informação retirada daqui.


Photos by ♥ Dora Ramalho

Sem comentários :