2.3.14

Carambola

Continuando pela aventura dos frutos exóticos, chegou a vez de experimentar a Cambola, mais uma vez, não foi uma grande descoberta em termo de sabor, mas a sua forma é maravilhosa.

Na minha opinião é fruto que tem um grande potencial decorativo, e mais não digo ;)



Aqui ficam algumas curiosidades acerca deste fruto:


Carambola (Averhoa carambola)

Descrição 
A carambola, starfruit em inglês, é originária da Indonésia, Índia e Sri Lanka. Tem a forma de uma estrela e a sua casca é verde amarelada, ligeiramente cerosa e comestível. A polpa é translúcida, muito sumarenta e amarela. Tem um sabor fresco e ligeiramente doce, semelhante a uma mistura de papaia, laranja, uva e água. Muita água.

Como consumir
Não precisa de ser descascada, nem que as sementes sejam retiradas, antes de ser consumida. Basta lavar, cortar de modo a obter a forma de estrela e comer. A utilização culinária da carambola é sobretudo decorativa, em saladas, bolos, gelatinas e cocktails.

Como escolher / manter
Está madura quando tem a casca amarela alaranjada e as arestas castanhas. Para efeitos decorativos, qualquer carambola serve. Em termos gustativos, a melhor carambola é a do Brasil.
Pode ser mantida a temperatura ambiente durante alguns dias.

Nutrientes principais
Hidratos de Carbono, Fibra e Vitamina C.

Curiosidades

A origem etimológica do nome da carambola recua ao sânscrito "karmara", que significa "aperitivo". Cada carambola contém apenas 30 calorias.
Quanto maior e mais amarelo for o fruto, mais doce é o seu sabor.
Diz-se que a carambola mata a sede.

Informação retirada daqui

Sem comentários :