4.3.14

Microlegumes de Alfafa

Provavelmente dos microlegumes, com um aspeto mais comum, no entanto também não resistimos em experimentar em casa.


O grão germinado de alfafa é um dos mais nutritivos. Além do grande potencial energético vital, comum a sementes no início da germinação, é rico em minerais como magnésio, fósforo, alumínio, cloro, silício, sódio e potássio na proporção adequada para construção e fortalecimento de ossos e dentes, tonificação da musculatura, regularização do ritmo cardíaco e aumento de leite materno. As quantidades das vitaminas A, C, E e K também são altas, o que muito ajuda na conquista de uma vida saudável e um organismo equilibrado.


A alfafa também pode ser utilizada tanto para produção de grãos germinados na água, como para brotos na terra. Os grãos germinados da alfafa, tenros e deliciosos, servem como salada, recheio de sanduíches e complementos de saladas mistas. Os brotos, mais firmes e com folhas desenvolvidas, servem para produção do sumo verde de alfafa, uma das melhores fontes de clorofila que pode ser associada opcionalmente à couve, hortelã e outras folhas verdes.


Sugestão de consumo:
Sandes: Inclua os brotos junto com os recheios (queijo branco ou cottage, ricota fresca, cenoura ralada, frango temperado), trazendo fibras e crocância à sandes
Saladas: Inclua os brotos na sua salada, além de enriquecê-la com vitaminas, minerais e fibras, enfeita a preparação.
Sopas: Coloque os brotos no fundo do prato e acrescente a sopa ou o caldo.

Sem comentários :