4.3.14

Microlegumes de Amaranto

Simplesmente maravilhosos, só a cor fascina.
Uma vez mais pesquisei e descobri coisas fascinantes acerca do Amaranto.
O amaranto é utilizado em várias culturas em alguns aspectos muito interessantes. No México é misturado com uma solução de açúcar para fazer um prato chamado “alegria” (felicidade), e moídas e torradas as sementes de amaranto são utilizadas na preparação de uma bebida tradicional mexicana chamada “atole”.


Peruanos usam as sementes fermentadas de amaranto para fazer “chicha” ou cerveja. Na área de Cusco as flores são usadas para tratar dor de dente e febres e como corante de alimentos para o milho e a quinoa. Durante o carnaval as mulheres costumam usar no festival da flor vermelha o amaranto como rouge, pintam suas faces, em seguida, dançam carregando fardos de amaranto em suas costas com se estivessem carregando um bebê.


No México e Peru, as folhas de amaranto são recolhidas e depois usadas como uma verdura qualquer. Na Índia, o amaranto é conhecido como “rajeera” (grão do Rei), é utilizado em pratos chamados “laddoos”, que são semelhantes aos “alegria” do México .
No Nepal, as sementes de amaranto são consumidas como mingau chamado “sattoo” ou transformadas em farinha para fazer chappatis. No Equador, as flores são fervidas e, em seguida, a água fervendo colorida é adicionada ao rum para criar uma bebida que “purifica o sangue”, e que tem, também, a reputação de ajudar a regular o ciclo menstrual.


Sabor: Suave a espinafre
Como consumir: Saladas, Carne, Stir-fries, Decoração.

Gostava de saber onde posso adquirir estas sementes, pois estou decidida em germinar esta maravilhosa planta! 

Sem comentários :